Saturday, June 9, 2012

A (a)normalidade

Existem vários aspectos chocantes após um diagnóstico de HIV. Por um lado, o facto de ser um diagnóstico "definitivo" é brutalmente pesado. Não há nada a fazer, não há tratamento que "tire" isto de dentro de nós. Depois, podemos falar também de tudo aquilo que muda: a vida emocional, social, sexual...

Mas queria falar hoje sobre a "normalidade" que se sente sabendo que existe no nosso corpo algo de muito anormal.

Quando obtive o diagnóstico, sabia que estava já na fase assintomática, ou seja não havia qualquer sintoma da infecção. E mesmo sabendo isso objectivamente, fazia muita confusão (e faz ainda) o facto de me sentir absolutamente normal. Porque mesmo sentindo-me "normal", sabia que este bicho estava dentro de mim. "Mas como é que é possível que eu tenha isto se me sinto igualzinho??" E essa linha de pensamento continua a ter o mesmo impacto. Às vezes, pergunto-me se isto será verdade e não um sonho mau...

Sinto a mesma energia, a mesma saúde, os mesmos problemas que tinha antes (as dores de costas, as dores musculares, as dores de cabeça...). Mas nada disto é anormal, já tinha tudo isto antes. Ou seja, sinto-me eu. Mas assim que penso "sinto-me eu", penso logo a seguir "mas esse eu já é um eu diferente...". E, just like that, fico triste outra vez.

Talvez venha um dia onde o meu eu já tenha aglutinado o bicho de vez. Ele fará parte de mim e isso não é esquisito.

Porque na verdade, eu sou muitas outras coisas para além disto...

No comments:

Post a Comment